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O mundo da hospitalidade possui diversas estratégias para aumentar a visibilidade dos hotéis e atrair hóspedes, mas as principais abordagens envolvem o uso de Agências de Viagens Online (OTAs) e a venda direta ao cliente. As OTAs possuem ampla presença na internet e proporcionam aos hotéis uma grande exposição ao público. Já a venda direta estabelece um relacionamento mais próximo com os hóspedes e possível fidelização, sem a necessidade do pagamento de comissões às agências intermediárias. Cada abordagem tem suas vantagens e desvantagens, tornando essencial entender a dinâmica de cada uma e como elas podem beneficiar os hotéis
OTAs: As agências de viagens online possuem um grande alcance de público, visto que atingem milhares de usuários em diferentes regiões do mundo. Isso pode levar a uma maior quantidade de visibilidade para a pousada ou o hotel. Por não esclarecer todas as dúvidas dos hóspedes, estes acabam procurando o site da propriedade.
Venda direta: Neste caso, o alcance do público depende das estratégias de marketing e divulgação do hotel. Pode ser necessário um empenho maior nesse sentido para atingir um público mais amplo. Manter o site bem atualizado com os principais pacotes e eventos da região, fornecer boas fotos e estar em uma plataforma que possibilite edição simplificada e entregue sites de alta performance.
OTAs: Ao fazer uma parceria com OTAs, os hotéis precisam pagar uma comissão sobre o valor das reservas realizadas através dessas plataformas. Essas comissões variam dependendo da plataforma e do acordo estabelecido. Em média as comissões variam entre 15 e 25% dependendo do posicionamento nas listas das OTAs.
Venda direta: Ao realizar reservas diretamente com o hóspede, os hotéis não precisam pagar comissões para plataformas intermediárias, o que pode aumentar sua margem de lucro. Além de poderem investir mais em melhorias na propriedade e agregar mais valor a reserva.
OTAs: Como as reservas são feitas através de plataformas de terceiros, os hotéis e pousadas podem ter menos controle sobre seu inventário e tarifas. Além disso, pode haver algum tempo de atraso na atualização das informações entre o sistema do hotel e as OTAs.
Venda direta: Com a venda direta, os hotéis têm total controle sobre suas reservas, podendo gerenciar melhor as tarifas e a ocupação.
OTAs: Como o cliente realiza a reserva através de uma plataforma externa, o hotel pode não ter acesso a todos os dados do cliente e, portanto, pode haver menos oportunidades de estabelecer um relacionamento direto.
Venda direta: Ao lidar diretamente com o cliente, os hotéis e as pousadas podem criar um vínculo mais estreito e personalizado com o hóspede, o que pode aumentar a satisfação do cliente e, potencialmente, levar a uma maior fidelização.
OTAs: Por um lado, estar presente em OTAs pode ser usado como uma vitrine para aumentar a visibilidade do hotel e atraí-lo para mais reservas, mesmo as reservas diretas. Porém, por outro lado, também pode aumentar a competição, pois os usuários têm acesso a várias opções de acomodações em uma única plataforma.
Venda direta: Ao focar na venda direta, os hotéis podem trabalhar para criar experiências únicas e personalizadas para seus hóspedes, permitindo que se diferenciem da concorrência e atraiam clientes com base na qualidade de seu serviço e ambiente. É possível ficar acima da média de ocupação da região, quando aparecem na frente das pesquisas.
Ambas as estratégias de venda possuem vantagens e desvantagens, e a escolha entre OTAs e venda direta pode variar de acordo com as necessidades e objetivos de cada propriedade.
OTAs podem ser uma boa opção para hotéis que buscam aumentar sua visibilidade e alcance de público, especialmente se estão começando ou buscando expandir-se para novos mercados. No entanto, a competição na plataforma pode ser intensa, e as comissões pagas às OTAs podem afetar a rentabilidade do hotel.
Por outro lado, a venda direta permite maior controle sobre as reservas, tarifas e relacionamento com os hóspedes, além de não envolver o pagamento de comissões. Contudo, exige uma plataforma especializada em divulgação para alcançar um público amplo e atrair reservas.
Muitos hotéis optam por encontrar um equilíbrio entre essas duas estratégias, utilizando OTAs para atrair um público mais amplo e trabalhar simultaneamente em uma abordagem de venda direta para maximizar a rentabilidade e estabelecer um relacionamento próximo com os hóspedes.
Muitos gestores de hotéis e pousadas tem dúvidas frequentes quanto a utilização de agências de viagens online ou o aumento de vendas diretamente aos seus hóspedes. Separamos algumas destas dúvidas e suas respostas para te auxiliar.
A utilização de OTAs para realizar reservas em hotéis oferece algumas vantagens, como maior alcance de público, visibilidade e presença online, possibilitando que hotéis atraiam hóspedes de diferentes regiões para seus sites e possam aumentar suas reservas diretas, sem precisar pagar comissões.
Uma das principais desvantagens de utilizar OTAs é o pagamento de comissões e taxas para a plataforma intermediária, o que pode afetar a rentabilidade do hotel. Além disso, o uso de OTAs pode resultar em menor controle sobre o inventário e tarifas do hotel, bem como em menores oportunidades de estabelecer um relacionamento direto com os hóspedes.
A venda direta permite que os hotéis tenham maior controle sobre suas reservas e tarifas e elimina o pagamento de comissões para plataformas intermediárias. Além disso, estabelecer um relacionamento direto com o hóspede pode aumentar a satisfação do cliente, resultando em maior fidelização e possibilidade de feedbacks mais precisos sobre a experiência no hotel.
Muitos hotéis optam por utilizar ambas as estratégias, aproveitando as OTAs para atrair um público mais amplo e trabalhando simultaneamente em abordagens de venda direta para maximizar a rentabilidade e estabelecer um relacionamento mais estreito com os hóspedes. Isso pode envolver a promoção de ofertas especiais para reservas diretas ou a implementação de programas de fidelidade para incentivar os clientes a reservar diretamente com o hotel.
Para aumentar a visibilidade do seu hotel e atrair reservas diretas, é importante investir em uma estratégia de marketing eficaz. Isso pode incluir a utilização da plataforma que entrega a melhor otimização do site do hotel para mecanismos de busca (SEO), o uso de mídias sociais e campanhas de email marketing voltadas para um público específico, a participação em eventos e parcerias com empresas locais, e a criação de ofertas e promoções exclusivas para clientes que reservem diretamente com o hotel.